O texto precisa de repertório! E agora?!

A gente já sabe que os vestibulares estão cada mais exigentes, né? Acontece que uma dessas exigências: o repertório sociocultural deixa muita gente preocupada. Como vou lembrar do repertório na hora da prova? Como vou fazer para lembrar de coisas tão específicas? Será que posso usar qualquer repertório? Essas são perguntas que, se você é um vestibulando, também já passaram na sua cabeça. Mas, calma! Vamos conversar…

O repertório sociocultural consiste em todo conhecimento externo que você coloca em seu texto para relacionar ao assunto discutido. Assim, é comum que utilizemos como repertório citações, conceitos, fatos históricos e, claro, livros!

Os livros que você leu ao longo de sua vida formam o seu conhecimento de mundo, juntamente com os filmes a que você assistiu, as séries, e todo o conteúdo que você aprendeu na escola. Por isso, é muito difícil que você não tenha nenhum tipo de conhecimento acumulado sobre o assunto de uma redação.

Então, quando você estiver escrevendo um texto e não souber que repertório mobilizar sobre aquele assunto, pense se existe algum livro que você leu que possa ser utilizado. Você pode pensar em obras que trazem uma situação semelhante àquela que está em discussão no seu texto para fazer a abordagem correta.

Tome cuidado, somente, com analogia forçadas ou muito generalizadas, ou seja, querer usar em todo e qualquer tema, um repertório literário que você viu em um “modelo pré-fabricado” de redação. Existem sim algumas obras que tratam de assuntos diversos e que podem ser associadas a mais de um assunto. Um exemplo de obra desse tipo é Vidas Secas, de Graciliano Ramos, mas vou deixar para falar sobre esse e outros livros nos próximos textos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *